E o 1º passo, fundamental, correspondente à criação do Centro de Dia-Casa de Idosos de São José das Matas remonta a 22 de Junho de 1994, como resultado da congregação de vontades de oito ilustres conterrâneos, fiéis ao lema –“Não te acomodes”.
A necessidade de assegurar o futuro dos mais idosos assolou o concelho como um vendaval.
Atentos ao sopro passaram à acção, e definitivamente à história, com imaginação, determinação e crença os oito fundadores: Luís da Silva Reis, Quirino Rosa, José Pimenta, Bernardo Simões, José Maria Reizinho, António Lobo, Manuel Esteves Júnior e João Gonçalves.
Considerando a criação da Instituição como parte do sonho passou-se então à obra.
Do sonho à obra, que não terá fim, assim esperamos, bastante tempo já passou, e alguns passos foram dados, dentre os quais, por mais significativos, se registam a construção e entrada em funcionamento do Centro de Dia em 01 de Junho de 1997, do Centro de Noite em 01 Junho de 2007 e do Novo Lar de Idosos em 01 de Maio de 2010.
Em paralelo, e para além do actual apoio prestado a cerca de setenta utentes, criaram-se mais de trinta postos de trabalho.
O Centro de Dia - Casa de Idosos S. José das Matas tem como missão principal, a prestação de um conjunto de cuidados e serviços adequados à satisfação das necessidades dos seus clientes e familiares, adiante designados por significativos, em situação de maior risco, perda de independência e que vivem isolados, de forma a proporcionar-lhe qualidade de vida e bem-estar, de forma integral e personalizada, independentemente da sua condição socioeconómica.
O Centro de Dia-Casa de Idosos S. José das Matas tem como visão, a pretensão de continuar a ser uma Instituição modelo e de referência, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das suas práticas, e na elevação da qualidade dos serviços prestados, tendo sempre em vista a qualificação e certificação das respostas sociais que desenvolve, assim como a satisfação das expectativas dos seus clientes e significativos, adiante designados por significativos, rumo à excelência.
A exigência de qualidade constitui um imperativo na gestão organizacional da nossa Instituição, e para fomentá-la, há que encontrar um equilíbrio entre os direitos, deveres e responsabilidades de todos.
Na Instituição assumimos a qualidade como um valor fundamental.
Esta é entendida como a prestação de serviços/apoios, de forma eficaz, eficiente e permanente, indo ao encontro das necessidades e expectativas dos nossos clientes e significativos, rumo à excelência.
O nosso compromisso, perante os nossos clientes, é o de lhes proporcionar todos os serviços/apoios:
Ao cumprirmos exemplarmente, perante os nossos clientes, estamos simultaneamente a contribuir para elevar a imagem da Instituição, perante a sociedade, garantindo assim a sua sustentabilidade e perpetuação.
Na afirmação deste compromisso, em permanência e melhoria continua, comprometemo-nos a:
História
Missão
Visão
Valores
Política de
Qualidade